Dia Mundial das Cidades: Iniciativas sustentáveis no Recife

 

As cidades de todo o mundo estão na linha de frente da crise climática e Recife tem se destacado nas estratégias para enfrentar o desafio das mudanças do clima há mais de seis anos. Para evitar ou amenizar problemas como impactos de temperaturas e de eventos extremos tomamos ações fundamentais para garantir um futuro sustentável, próspero e saudável para todos. No #DiaMundialdasCidades, vamos nos inspirar em projetos reais que tornam a nossa cidade mais verde e resiliente.

 

Disseminação da energia solar renovável: Jardim Botânico e Econúcleo Jaqueira

O Econúcleo Jaqueira e o Jardim Botânico realizam a captação de água de chuva e energia solar, percebidos como benefícios prestados à sociedade. 

Hortas escolares 

Os alunos da rede municipal de ensino do Recife, além de aprenderem sobre a importância da preservação do meio ambiente em sala de aula, ampliam os conhecimentos através da implantação de hortas em 36 escolas. 

 Ciclofaixa

A escolha por meios de mobilidade ativa ajuda não só na qualidade de ar, como na redução das emissões de gases de efeito estufa e na diminuição do sedentarismo. Recife passa a contar com 93,4 km de malha cicloviária, o que representa uma expansão superior a 250% na malha cicloviária existente na cidade desde 2013, quando havia 24 km.

Educação socioambiental: Programa Educar Para Uma Cidade Sustentável

Mais de 100 escolas municipais atendidas pelo Programa Educar Para Uma Cidade Sustentável em seis anos de gestão. 

Bora Plantar: Incentivo à criação de áreas verdes 

As áreas verdes ajudam a amenizar a temperatura, atraem biodiversidade, melhoram a qualidade do ar e reduz o ruído das ruas.

Coleta de água de chuva: Econúcleo Jaqueira 

Iniciativa simples que contribui para economizar água projetado no Econúcleo Jaqueira.

Proteção de florestas: Unidades de Conservação da Natureza do Recife

Recife conta, atualmente, com 25 Unidades de Conservação da Natureza (UCNs), áreas definidas por lei com o intuito de conservar suas características ambientais, protegendo rica biodiversidade e contribuindo para a manutenção dos serviços ambientais e ecossistêmicos.

Compaz Recife: vencedor do Prêmio Cidades Sustentáveis 2019

Eleito melhor projeto do Brasil de redução de desigualdade social através do prêmio Cidades Sustentáveis 2019.

Zona de baixa emissão de carbono: Avenida Rio Branco e Rua da Moeda

Avenida Rio Branco e Rua da Moeda se tornaram zonas de baixa emissão de carbono ao priorizar apenas a circulação de pedestres e ciclistas.

Ilumina Recife 

Iluminação pública em LED para grandes corredores viários, túneis e acessos das principais comunidades da cidade. Além da redução no consumo de energia elétrica, também possibilita que as pessoas possam aproveitar mais o espaço público.

 

Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Cais do Apolo, 222 - 7º Andar - Recife, PE, 50030-230 (8h às 12h: atendimento ao público)

 

Desenvolvido pela Emprel