Encontro reúne Educadores Ambientais no Recife

Promovido pela Prefeitura do Recife, evento fez parte da programação do Circuito 2018 Urbano do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Urbanos (ONU-Habitat)

A Prefeitura do Recife realizou, na última sexta-feira (19), o I Encontro dos Educadores Ambientais da Cidade, no Sesc Santo Amaro. O evento fez parte da programação do Circuito  Urbano 2018 do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e reuniu mais de 50 educadores e pessoas que se identificam com a temática ambiental. A iniciativa ainda marcou as comemorações pelo Dia do Educador Ambiental, profissional responsável por garantir a conscientização e preservação do meio ambiente através de metodologia didática.

Participaram da mesa de abertura do encontro o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SDSMA), Bruno Schwambach; o diretor Executivo de tecnologia da Secretaria Municipal de Educação, professor Francisco Luiz; além de Luciana Silva, do Centro Escola Mangue, e Genilse Gonçalves, da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado.

“Várias iniciativas já estão sendo feitas na cidade. A Prefeitura do Recife promove uma política de educar para uma cidade sustentável e também conta com os econúcleos na Jaqueira e no Jardim Botânico, e agora o CAT Ambiental nesse trabalho. Estamos aproveitando para comemorar o Dia do Educador Ambiental, celebrado no último dia 15, e promover esse encontro para trocar experiências, conversar e saber como os educadores ambientais podem contribuir na construção de uma cidade mais sustentável, mais resiliente e mais inclusiva”, disse o secretário Bruno Schwambach.

De acordo com a gestora de educação ambiental, Erica Vidal de Negreiros, o objetivo do evento foi proporcionar a troca de experiências entre os educadores e pessoas de diversas instituições, cujo interesse seja a educação ambiental, a preservação e o desenvolvimento sustentável. “Os profissionais trocaram experiências sobre suas vivências e reiteraram a necessidade de órgãos municipais, estaduais e federais se unirem em prol da preservação das riquezas naturais da região, de atuar como multiplicadores, nas escolas e nas comunidades, e encontrar maneiras de atuar juntos procurando soluções para resolver os problemas ambientais”, avaliou.

Durante o evento também foram relatados diversos trabalhos que estão sendo desenvolvidos no Recife.

Sobre o programa ONU-Habitat - O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Urbanos é responsável por promover o desenvolvimento urbano sustentável e a moradia adequada para todas as pessoas. O mês de outubro foi designado como Outubro Urbano com o objetivo de refletir sobre diversas questões urbanas e compartilhar conhecimentos e experiências para promover um futuro melhor. As temáticas selecionadas para debate no Circuito Urbano 2018 são: Gestão de resíduos sólidos; resiliência e sustentabilidade urbana.