Cerca de 30 pessoas participaram do encontro que aconteceu na Imbiribeira
Próxima a um dos maiores centros comerciais da capital pernambucana, Shopping Recife, a Unidade de Conservação da Natureza (UCN) Jordão possui uma área de 21,96 ha, com predominância de manguezal. Com o objetivo definir as estratégias de conservação e os possíveis usos deste remanescente de Mata Atlântica, a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, realizou mais uma etapa para a elaboração do Plano de Manejo, com a Oficina Participativa de Zoneamento e Programas de Manejo, na última sexta-feira (20/09).
Participaram cerca de 30 pessoas, entre moradores, agentes comunitários de saúde, profissionais da educação, representantes do Instituto Arte Educar, representantes do Instituto Shopping Recife, gerente de Desenvolvimento Socioambiental do grupo JCPM, técnicos e gestores da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Criada pela Lei de Uso e Ocupação do Solo (16.176/1996) e regulamentada pelo decreto 23.812/2008, a UCN engloba manguezal e um trecho do rio Jordão, e está localizada entre os bairros de Boa Viagem e Imbiribeira.
“Sou engenheiro florestal e na minha cidade, Manaus, tem o Parque do Mindu. Ele é um bom exemplo do que pode ser feito em uma Unidade de Conservação. A forma de proteção foi feita com integração da sociedade, tem uso de trilhas. É importante estabelecer os usos para que haja identificação com o espaço”, destacou o representante do JCPM, Sérgio Maffioletti, sobre o que pode ser desenvolvido na UCN.
A integrante do Instituto Arte Educar, Azemazete Bernardino de Sena, busca cuidar do meio ambiente. “Eu tenho muitas plantas, participo de plantios e acabo com focos de lixo na comunidade. É importante todas as pessoas se preocuparem com isso, com a natureza”, disse.
Durante o dia foram apresentados os resultados produzidos na fase de diagnóstico, definida a categoria da UCN Jordão como Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE), e trabalhada a construção de propostas de ações para os programas de manejo, que são: Recuperação Ambiental, Interação Socioambiental, Produção Técnica e Científica, Desenvolvimento Sustentável, e Fiscalização e Monitoramento. Entre os benefícios dos serviços ambientais desta UCN, destacam-se sua contribuição para o controle de inundação e para a redução da temperatura e melhoria da qualidade do ambiente.