Projeto Bora Plantar? Realiza o plantio de ipê-rosa, pau-ferro, sibipiruna e sabonete no bairro do Engenho do Meio
Para celebrar o Dia da Árvore, que acontece em 21 de setembro, a Prefeitura do Recife (PCR), através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), realizou, nesta sexta-feira (20), um plantio de mudas no bairro Engenho do Meio. Na ocasião, foram plantadas espécies de ipê-rosa; pau-ferro; sibipiruna e sabonete com ajuda da comunidade, da Associação Amigos do Bairro e dos alunos da Escola Municipal Engenho do Meio. A ação integrou a programação da Mobilização Global pelo Clima e fez parte do projeto Verdejando, da Rede Globo.
Foram plantadas 28 mudas no local atendendo ao pedido dos moradores, através do projeto Bora Plantar? que tem o objetivo de ampliar as áreas verdes da cidade e promover a conscientização da população para a importância do cuidado com o meio ambiente.
O Secretário José Neves Filho ressalta a importância de ações de plantio para a saúde da cidade e da população. “A Prefeitura vem investindo na ampliação das áreas verdes do Recife para melhorar a qualidade de vida do cidadão, diminuir o calor e embelezar esses locais”, explica. O secretário expressa também que o projeto só consegue ser bem sucedido com a participação do recifense.”É fundamental o engajamento do cidadão recifense nesse processo. Não só no Dia da Árvore, mas durante o ano todo. A presença das crianças reforça isso, pois mais que ensiná-las a plantar uma árvore é dar o exemplo de cidadania de que elas são responsáveis pela qualidade de vida de seu bairro e de sua cidade”, comenta.
As alunas Rayssa Vitória, 8 anos e Illana Karen, 9 anos, se empenharam em plantar corretamente a muda escolhida. “Hoje estamos nos divertindo muito e aprendendo mais sobre o meio ambiente. As árvores ajudam a nossa respiração, protege os passarinhos e deixa a rua mais bonita", disse Rayssa.
Lançado este ano, o programa Bora Plantar? já teve 773 pedidos atendidos. Neste mês foram plantadas até agora 80 mudas entre os bairros da cidade, como Boa Viagem, Várzea, Iputinga e Cordeiro. Para o plantio, disponível para residência, comércio e indústrias, são adotados critérios como a presença de fiação elétrica e largura do calçamento, quais espécies são mais adequadas para cada localidade, além de questão paisagística.
Sobre o Projeto Bora Plantar? - O Bora Plantar? É um programa que compõe parte do Plano de Arborização da Capital. Visando ordenar e planejar o plantio de árvores no município, o “Bora Plantar?” tem também o objetivo de incentivar o plantio, ampliar a vegetação e fomentar o paisagismo dos espaços de uso coletivo na cidade. O projeto atua de duas maneiras: através do 156 e de acordo com o planejamento da SMAS, que tem como critérios os locais com baixa cobertura do verde e elevada temperatura de superfície, além de vias com rotas cicláveis. Ao ligar para o número, o solicitante abre um protocolo para análise e, a partir daí, técnicos ambientais da SMAS vão até o logradouro para uma avaliação e escolha das espécies a serem plantadas na área sugerida pelo morador. Todo o processo demora em média 20 dias e é gratuito. Na vistoria é analisada a área do plantio, se há presença de tubulações, distância de outras árvores e qual porte e espécie devem ser utilizados.