PCR apresenta estratégia de revisão do Plano Diretor para o COMAM

Conselho definiu que vai discutir e elaborar propostas por meio de suas câmaras técnicas e, posteriormente, participará de uma oficina a ser realizada pelo Instituto da Cidade Pelópidas Silveira

A estratégia de revisão do Plano Diretor do Recife e de elaboração dos seus principais instrumentos de regulamentação foram apresentados ao Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM), na tarde desta terça-feira (11). Realizada pelo Instituto da Cidade Pelópidas Silveira - ICPS, a exposição teve o objetivo de engajar e estimular o fórum a contribuir no processo de formação dessas leis. Mais de 30 representantes do conselho participaram da reunião ocorrida na Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE, no bairro da Boa Vista.

Durante a apresentação, foi detalhado como o atual plano diretor da cidade trata o zoneamento, as questões ambientais e de sustentabilidade da cidade. Também foram pontuados o processo de construção coletiva que já está em andamento e o papel do COMAM nessa iniciativa.

“Este foi um primeiro momento que o COMAM teve para entender como se dará a construção do Plano de Ordenamento Territorial – POT, que inclui o Plano Diretor e o conjunto de leis de regulamentação dele. Teremos uma participação efetiva nesse processo contribuindo do ponto de vista ambiental para a construção de uma cidade mais sustentável”, disse o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente e também presidente do COMAM, Bruno Schwambach.

A partir de agora, o fórum vai discutir e elaborar propostas ao POT por meio de suas câmaras técnicas. Após esse debate interno, o ICPS vai disponibilizar informações e diagnósticos realizados pela gestão municipal para enriquecer a participação do conselho. Além disso, o órgão municipal realizará uma oficina com todo os conselheiros até o início de setembro.

“Estamos finalizando uma escuta inicial da sociedade em todas as RPAs e fazendo diagnósticos técnicos e com base na vivência da população. Depois disso, vamos fazer várias oficinas temáticas e por segmento. E, por fim, serão escolhidos os delegados para a conferência. O COMAM está dentro desse processo e terá sim uma participação fundamental em agregar sua visão ambiental”, garantiu a gerente de Formação do ICPS, Glória Brandão.

Eleição – Na reunião, foi eleito o novo vice-presidente do COMAM. Quem assume o posto para um mandato de dois anos é Oseas Omena, representante da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco – Fiepe. Ainda foram definidos os integrantes das câmaras técnicas.