Plano de Adaptação e monitoramento das ações e estratégias Climáticas são apresentados na primeira reunião de 2022 do Geclima

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), promoveu a primeira reunião de 2022 do Geclima (Grupo Executivo de Sustentabilidade e Mudanças Climáticas do Recife). O encontro virtual aconteceu nesta quarta-feira (23) e teve o objetivo de apresentar os processos e ações realizados durante o desenvolvimento do Plano de Adaptação Setorial Recife (PASR); informar sobre o reconhecimento da capital pernambucana como Nó de Resiliência na iniciativa global MCR2030 e apresentar o sistema de monitoramento das ações climáticas do Recife.  

 

Marcos Araújo, gerente de ações e estratégias climáticas da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, detalhou a metodologia de Monitoramento das Ações e Estratégias Climáticas (MOCLIMA). Esse instrumento permite acompanhar o cumprimento das metas de redução do carbono atmosférico e os objetivos do combate à crise climática por meio de indicadores tangíveis com os status das ações de mitigação e adaptação da cidade.  As ações abordam como se dá o monitoramento das ações que estão divididas nos seguintes eixos: Mobilidade, Saneamento, Energia e Resiliência. Ao todo, são mais de 20 ações que são acompanhadas diariamente para cumprir a meta de carbono zero até 2050. 

 

“Essa ferramenta tem auxiliado a gestão na tomada de decisões mais pontuais, respeitando os compromissos assumidos para a neutralidade do carbono até 2050.  Não é apenas um papel ou publicação, o Moclima pretende ser uma das estratégias e o caminho para a capital pernambucana combater a crise climática. O documento tem todos os estudos, planos, metodologia, estrutura e os compromissos assumidos com órgãos e instituições para mitigar e adaptar aos efeitos da mudança do clima. Somos um  Nó de Resiliência global MCR2030 e queremos ajudar as outras cidades, pois ninguém combate à mudança climática sozinho é um trabalho feito em conjunto. Por isso, ficamos felizes em fazer a entrega desse material que já é referência para outras localidades”, avalia Marcos Araújo. 

 

Para o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Carlos Ribeiro, a ferramenta do Moclima proporciona entender sem maiores dificuldades as mudanças climáticas. 

 

O Plano de Adaptação Setorial Recife (PASR), seus objetivos, etapas, produtos e equipe técnica responsável também foram apresentados durante a reunião. O documento compreende um diagnóstico de riscos e vulnerabilidades da cidade do Recife frente às mudanças climáticas. A partir do diagnóstico, o plano irá traçar diretrizes e ações de adaptação da cidade com foco nos setores prioritários do Plano com o interesse em promover o desenvolvimento sustentável no meio urbano do Recife. As ações do PASR contemplam os setores de Saneamento Básico, Transformação Urbana, Mobilidade Urbana e Economia. O PASR é desenvolvido pela Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) em conjunto com a Prefeitura do Recife, o ICLEI e a Waycarbon. É um projeto-piloto do CITinova, realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), com financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF).

 

“O PASR é um projeto-piloto do CITinova executado pela ARIES e feito em parceria com o Porto Digital, Prefeitura do Recife, ICLEI e Waycarbon. Mas nós não somos os proprietários desse projeto, a propriedade desse projeto é da cidade do Recife e da sociedade. Precisamos, sim, do apoio técnico nos assuntos do Plano de Adaptação Setorial, mas sobretudo, precisamos contar com a participação de quem vai viver e usufruir dos benefícios que esse plano tratá para a cidade do Recife”, comenta Marcos Baptista, presidente da ARIES, chamando atenção para a importância da participação social.

 

O encontro contou também com a participação de Leta Vieira, representando o ICLEI; de Melina Amoni, do Waycarbon; da secretária de Saneamento, Erika Moura  e de demais integrantes do Geclima.

 

Sobre o Geclima - foi instituído pelo Decreto nº 27.343/2013. É formado exclusivamente por representantes da Administração Pública Municipal e tem como objetivos principais apresentar e discutir internamente as ações e projetos na área ambiental e subsidiar a gestão na tomada de decisões. O GECLIMA é presidido pela Vice-Prefeita, Isabella de Roldão.

Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Cais do Apolo, 222 - 7º Andar - Recife, PE, 50030-230 (8h às 12h: atendimento ao público)

 

Desenvolvido pela Emprel