Prefeitura do Recife promove palestra sobre Unidades de Conservação

Aberto ao público, evento visa disseminar o conhecimento sobre a importância dessas áreas de preservação ambiental e como os municípios têm promovido a gestão delas

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SDSMA), realiza, nesta terça-feira (23), a palestra “Unidades de Conservação: Uma riqueza de todos”, com o gestor de Projetos da Fundação SOS Mata Atlântica, Diego Igawa. Aberta ao público, a iniciativa visa disseminar o conhecimento sobre a importância dessas áreas de preservação ambiental e como os municípios têm buscado promover a gestão delas. O evento, marcado para às 9h, ocorre na sede da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado (SEMAS), localizada na Avenida Rosa e Silva, 1339, bairro da Jaqueira.

Em sua exposição, Diego Igawa vai falar sobre a experiência da SOS Mata Atlântica em relação às Unidades de Conservação (UC), as parceiras firmadas entre a fundação e instituições de vários estados brasileiros e a consolidação dos municípios na gestão das suas UCs. Criada em 1986, a SOS Mata Atlântica atua na proteção e conservação de remanescentes do bioma da Mata Atlântica, na restauração de florestas, valorização dos parques e reservas; e na preservação dos mares. Para participar da palestra, que é fruto de parceria com a SEMAS e a fundação, basta chegar com antecedência ao local.

Planos de Manejo - As principais áreas verdes da capital pernambucana já começaram a ser estudadas e a população ouvida com objetivo de se elaborar os Planos de Manejos desses espaços. Realizado pela SDSMA, o projeto contempla todas as 25 Unidades de Conservação da Natureza (UCNs), ou seja, os maiores maciços verdes que juntos representam hoje 38% do território do Recife. Esse trabalho é dividido em etapas: diagnóstico das UCNs (levantamento do meio físico, biótico, antrópico – ação e relação do homem com o local -, aspectos legais, etc); categorização e zoneamento (definição de uso sustentável ou proteção integral); realização de programas e planos específicos; criação dos conselhos gestores das UCNs.

O quê: Prefeitura do Recife promove palestra sobre Unidades de Conservação

Quando: Nesta terça-feira (23), às 9h

Onde: Sede da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado, localizada na Avenida Rosa e Silva, 1339, bairro da Jaqueira.