Primeira edição da Revista da plataforma subnacional para O Clima conta com colaboração da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife

No documento, o  gerente de geoprocessamento e mudanças de clima da SMAS,  Marcos Araújo, explica como Recife pretende mitigar os impactos ambientais na cidade


Diagnosticada como uma das cidades mais vulneráveis à mudança de clima no mundo pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (PCC), a capital pernambucana teve destaque na primeira edição da Revista da plataforma subnacional para O Clima. A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, foi representada pelo gerente de geoprocessamento e mudanças de clima, Marcos Araújo, que colaborou para mostrar como a cidade objetiva mitigar os impactos ambientais. No documento, é apresentado o Plano Local de Ação Climática (PLAC), criado em 2020 e a Natureza como base para soluções que objetivam a restauração e conservação do ecossistema. 

Marcos Araújo explica que o PLAC é um documento onde é possível entender como a capital pernambucana implanta suas ações para atender os compromissos do Acordo de Paris. Dessa forma são definidas as  metas para a redução de emissões de gases de efeito estufa na cidade, sem falar das ações prioritárias para mitigar e adaptar aos efeitos da mudança do clima até 2050. O PLAC é ainda a base para todos os demais planos municipais, pois reúne ações nos eixos de Mobilidade, Saneamento, Energia e Resiliência. Para tornar isso real foram criados , estrategicamente, os comitês de Sustentabilidade e Mudança Climática e o Grupo Executivo de Sustentabilidade e Mudança Climática. ’É um plano mais técnico e ao mesmo tempo é um plano, né? Como se torna real? Só com pessoas participando. Então, uma das principais estratégias que a gente tomou nesse plano local foi a criação desses dois comitês’’, ressaltou Marcos.

 

O gerente ainda ressalta que um dos principais direcionamentos do Recife neste momento é pensar em Soluções Baseadas na Naureza - um conceito guarda-chuva que reúne planejamento e soluções que têm como objetivo a restauração e conservação de ecossistemas, serviços de adaptação climática, gerenciamento de recursos naturais e outros.

Criada para apoiar ações em rede que levem a maior ambição climática para cidades e estados brasileiros, a Revista da plataforma subnacional para O Clima ressaltou os planos e soluções da capital pernambucana . Para a primeira edição o destaque para as estratégias ambiciosas de soluções climáticas de Recife dialoga com essa plataforma que tem em um de seus pilares a colaboração e intercâmbio de conhecimento como elementos-chave para a transformação do campo climático no nível subnacional. 

Para acessar o conteúdo completo da revista basta clicar em: https://paraoclima.org.br

Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Cais do Apolo, 222 - 7º Andar - Recife, PE, 50030-230 (8h às 12h: atendimento ao público)

 

Desenvolvido pela Emprel