Projetos ambientais são apresentados em reunião do COMAM

Exposições foram feitas pela ANE, FASE e Habitat para Humanidade, que tiveram seus projetos financiados pelo Fundo Municipal de Meio Ambiente

Os membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM) se reuniram, nesta terça-feira (11), na sede da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE). No último encontro do ano, foram apresentados os resultados dos projetos financiados pela Fundo Municipal de Meio Ambiente (FMMA) e a proposta de orçamento para 2019. As exposições foram feitas pela Associação Águas do Nordeste (ANE), Federação de Órgãos para a Assistência Social e Educacional (FASE) e Habitat para Humanidade.

Ao todo, o fundo destinou R$ 54 mil para execução de cinco projeto, durante um ano. A ANE apresentou o projeto intitulado Paisagem, História e Cidadania Ambiental na Unidade de Conservação da Natureza (UCN) Sítio dos Pintos. A iniciativa teve como objetivo o fortalecimento da UCN, por meio de trabalhos de conhecimento territorial, ações de educação ambiental e propostas para o plano de manejo da unidade de conservação.

Já a ONG Habitat para Humanidade falou sobre o trabalho de conscientização e mobilização realizado em comunidades que têm relação direta com os rios. Sob o título “Meio Ambiente Sustentável: educação ambiental em comunidades de baixa renda do Recife”, a iniciativa focou em gerar conscientização ambiental para os jovens da população de Caranguejo Tabaiares, Coelhos e Coqueiral. Para tanto, a ONG promoveu intervenções sustentáveis e de impactos sociais nos arredores das comunidades.

Por fim, a FASE falou sobre o projeto realizado na comunidade Palha de Arroz, no bairro do Arruda, cujo objetivo era reduzir o volume dos resíduos sólidos na área. Ao todo, 20 mulheres integraram o programa que estimulou a população local a fazer a separação do lixo domiciliar, impactando 500 famílias.