Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade destaca Unidades de Conservação da Natureza do Recife em I Encontro Nordestino ICLEI Brasil

 

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), marca presença no I Encontro Nordestino ICLEI Brasil, que acontece em João Pessoa entre os dias 13 e 15 de junho. O evento, promovido pelo ICLEI Brasil, tem como tema principal a Eletromobilidade para o Desenvolvimento Sustentável.  Na ocasião, o secretário da SMAS, Carlos Ribeiro, participou como painelista e apresentou as Unidades de Conservação  da Natureza do Recife. 

A capital pernambucana possui cerca de 38% de seu território protegidos por 25 Unidades de Conservação da Natureza (UCNs), que somadas às demais áreas verdes da cidade, como Imóveis de Proteção de Área Verde (IPAV) e arborização urbana, destacam a capital pernambucana como referência em proteção ambiental. Em março de 2018, a Prefeitura do Recife deu início à elaboração dos Planos de Manejo das 25 UCNs, já tendo sido apreciados e aprovados pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente 22 Planos de Manejo. Os Planos de Manejo são fundamentais instrumentos de gestão socioambiental das Unidades de Conservação, e sua implementação deve refletir no aprimoramento das iniciativas de conservação e usos sustentáveis destas que são as mais importantes áreas naturais da cidade, beneficiando toda a população do Recife. Todas as Unidades contribuem para a proteção do Bioma Mata Atlântica e seus ecossistemas associados da capital pernambucana. 

 

O I Encontro Nordestino ICLEI Brasil tem como objetivo potencializar ações locais com uma agenda de três dias, voltado para o debate e focado na criação de oportunidades de demonstração do compromisso de seus patrocinadores e promotores. Além de promover o desenvolvimento urbano sustentável da região Nordeste, agregando valor instrumental e institucional aos atores envolvidos.

Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Cais do Apolo, 222 - 7º Andar - Recife, PE, 50030-230 (8h às 12h: atendimento ao público)

 

Desenvolvido pela Emprel