Semana Municipal de Ciência e Tecnologia reúne artesãos da cidade

Mais de 40 participantes do Prodarte e do Qualifica Recife tiveram uma manhã dedicada à tecnologia durante uma visita ao Museu de Ciências Nuclear, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atividade faz parte da XIII Semana Municipal de Ciência e Tecnologia
 
A importância da ciência e tecnologia para o desenvolvimento municipal pautou a visita desta quarta-feira (17) dos artesãos do Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Recife (Prodarte) e do Qualifica Recife, no Museu de Ciências Nucleares, situado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). No encontro, que faz parte da XIII Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, os participantes tiveram contato com o uso da energia nuclear pela sociedade ao longo dos anos e participaram de uma mesa redonda sobre o uso da tecnologia e da ciência como ferramenta para disseminação da arte. Mais de 40 artesãos participaram da atividade, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente. 
 
A gestora do Prodarte, Ledjane Sales, explica que o calendário da Semana Municipal de C&T acontece em paralelo com o evento nacional. "Além da visita, os alunos participaram de um workshop sobre o uso do artesanato como ciência e oficina de metarreciclagem", acrescentou. 
 
Uma das participantes da mesa-redonda, a doutora em Design Ana Rita Peroba destacou o uso combinado da ciência e da tecnologia como ferramenta para diminuir as desigualdades. Com base na experiência de mercado e nas pesquisas em design de moda e de artesanato, ela pontua a presença forte da mulher neste setor e frisa isso como fator para reduzir as desigualdades sociais e de gênero. "O design atua mais forte nesta parte da tecnologia e da ciência e o artesanato traz a práxis (a ação concreta). A ideia é mostrar como o encontro desses dois campos atua para reduzir essa desigualdade", explicou. 
 
Aluna do curso de customização do Prodarte, Lucy Alves Carvalho, 65 anos, chegou cedo para a visita e aprovou o encontro. "Achei a programação produtiva, com informações sobre o uso de equipamentos comuns no nosso dia a dia, mas que pouco conhecemos o funcionamento. Foi importante termos este contato até para aplicar no nosso trabalho", disse. 
 
Para a artesã Sandra Moraes, 59 anos, que imprime um viés sustentável aos seus produtos, a visita ao museu e a palestra contribuíram para dar mais profundidade ao trabalho. "Momentos assim são enriquecedores, porque o artesão está muito habituado à parte prática, produtiva. Então é importante também estudar os processos e ver como a tecnologia pode nos ajudar nesta etapa", grifou. 
 

 

C&T - O evento municipal integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada em todo país desde 2004. Colaboram para esta iniciativa ministérios, universidades, institutos de pesquisa, fundações de apoio à pesquisa, instituições de ensino, museus e centros de ciência, instituições privadas, além de secretarias estaduais e municipais. Este ano, o tema “Ciência para a Redução das Desigualdades” está relacionado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável estipulados pelas Nações Unidas, especificamente o de número 10 – Redução das Desigualdades.  

Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Cais do Apolo, 222 - 7º Andar - Recife, PE, 50030-230 (8h às 12h: atendimento ao público)

 

Desenvolvido pela Emprel