Encontro do Fórum CB27 debate biodiversidade e a importância de boas práticas

Com o intuito de proporcionar oportunidades para o intercâmbio de experiências e difusão de boas práticas, aconteceu, nesta quarta-feira (31), o XXV Encontro Nacional - Aquecimento do Fórum CB27 para as COPs 27 e 15: biodiversidade em foco. Na ocasião, o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade e coordenador nacional do CB27, Carlos Ribeiro, conduziu uma oficina e fez os encaminhamentos necessários relacionados aos futuros eventos do órgão.

“Esse momento é de grande riqueza, para que a gente possa reforçar o instrumento de governança climática do CB27 e debater pautas essenciais para as capitais brasileiras e as cidades que elas representam. Um momento de discussão, reflexão e diálogo para a construção de uma governança conjunta e um alinhamento das nossas principais ideias. Estamos em um momento político importante. Porém, independentemente de quem for eleito, iremos lutar para estabelecer o CB27. Por isso, enfatizo a importância desse debate e, claro, a relevância desses assuntos apresentados nesse encontro”, disse Carlos Ribeiro.

O debate do encontro girou em torno da Biodiversidade e Boas Práticas: importância e benefícios a nível nacional e global. A atual conjuntura de desastres socioambientais mais frequentes e danosos, e a pandemia da COVID-19 evidenciaram a urgência e a necessidade de se viver em harmonia com a natureza. Dessa forma, as atuais crises climática e de perda de biodiversidade global merecem a devida atenção, elas estão prejudicando significativamente o meio ambiente, a infraestrutura, a economia, a saúde e o bem-estar de todas e todos. Cabendo a ação combativa e resiliente dos governos locais, regionais e nacionais, além de outros atores - como os da sociedade civil, do setor privado, entre outros.

Outro ponto discutido foi o papel das capitais brasileiras nas ações para  aumentar suas ambições e aprimorar suas iniciativas na presente década no que tange o combate à mudança climática e a conservação, restauração e redução das ameaças contra a biodiversidade. Nesse contexto, quais as contribuições das capitais podem ser destacadas durante a 27ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP 27) em Sharm El-Sheikh, Egito: a COP da implementação, como resultado se espera assegurar a continuidade das negociações do Acordo de Paris; e a 15ª Convenção de Diversidade Biológica, em Montreal, Canadá, sendo 2022 um ano-chave para a visão de longo prazo para a diversidade biológica e para a formulação do novo Quadro Global de Biodiversidade Pós-2020.