Para celebrar o Dia da Água, Prefeitura do Recife participa de roda de conversa no Jardim do Baobá

Evento aconteceu em parceria com a UPE, o Instituto BiomaBrasil, o grupo JCPM e a Fundação SOS Mata Atlântica

 

No dia 22 de março comemorou-se o Dia Mundial da Água, data criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de ampliar as discussões sobre o tema. Para marcar a data, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), participou, nesta quinta-feira (23), de uma roda de conversa com o intuito de chamar a atenção da população para a importância da preservação e utilização consciente da água. O evento, que aconteceu no Jardim do Baobá, foi uma iniciativa do Instituto BiomaBrasil, do grupo JCPM, da Fundação SOS Mata Atlântica  e da Universidade de Pernambuco.

A programação começou com o  grupo de percussão da ETE João Bezerra do Pina, que animou os participantes e fez todo mundo se movimentar. Logo após, aconteceu a roda de conversa com a presença do Prof Clemente do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco, Carlos Duarte e Jussara De Paula do Instituto JCPM. Na ocasião, a gestora das Unidades de Conservação da Natureza (UCNs), Érica Negreiros e o biólogo Marcelo Sobral da SMAS explanaram sobre o Plano de Manejo da UCN do Rio Capibaribe, trazendo informações sobre a fauna e flora que habitam essa localidade. Segundo os dados apresentados,  os estudos para elaboração do Plano de Manejo desta UCN identificaram 81 espécies de flora e fungo, sendo 52 nativas da Mata Atlântica (1 endêmica; 2 ameaçadas de extinção) e 29 exóticas. Além de 127 espécies de fauna, sendo: 65 avifauna (1 ameaçada) e 62 outros grupos ( 2 ameaçadas e 1 endêmica).

A gestora das UCNs, Erica Negreiros, destacou a relevância desse momento. "Conversar com a sociedade civil sobre a UCN Estuário do Rio Capibaribe é fundamental, haja vista a importância que o rio tem para a cidade. Apresentar o território como uma área protegida por legislação, além de toda a vida que nele habita, é uma forma de unir forças para o cuidado com o meio ambiente", destacou.

A estudante Maria Letícia, 16 anos, aluna do ETE João Bezerra e do JCPM,  relatou o que achou da atividade e ficou encantada com a biodiversidade do local. “Achei a atividade muito diferente e educativa. A parte que mais gostei foi quando a gente foi coletar água no rio e ele falou um pouco sobre as características do poluente e mostrou que  muitos peixes presentes naquele local são indicativos de poluição e isso eu não sabia. Ainda vi que as margens do rio possuem muita diversidade ecológica, muito além do que eu imaginava, além dos peixes e jacarés. Uma diversidade tão grande que fica difícil a pessoa conhecer tudo em uma só visita, por isso quero vir outras vezes”, disse.

 

A ação foi concluída com a análise da qualidade da água com alunos do @icb_upe da Universidade de Pernambuco, do projeto de extensão “Observando o Rio Capibaribe”.

Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Cais do Apolo, 222 - 7º Andar - Recife, PE, 50030-230 (8h às 12h: atendimento ao público)

 

Desenvolvido pela Emprel