Prefeitura do Recife realiza Workshop para discutir planejamento estratégico da Educação Ambiental

Com o objetivo de debater o planejamento estratégico da Educação Ambiental,  a Prefeitura do Recife,  através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), realizou, nesta quinta-feira (1), um Workshop para promover uma imersão,  integração e sensibilização dos cidadãos acerca da temática ambiental. O encontro,  que aconteceu no Forte do Brum, reuniu  membros do Comitê Gestor Municipal da Educação Ambiental (COMEA), sociedade civil, terceiro setor e interessados na pauta.

Na ocasião,  foram apresentados a metodologia e as ações executivas desenvolvidas pela SMAS. Além disso, os participantes puderam colaborar apontando, conjuntamente, os desafios e soluções para uma educação ambiental mais propositiva e eficiente.

Segundo Marcos Araújo, gerente geral de Educação Ambiental e Mudanças Climáticas,  o Plano Estratégia da Educação  Ambiental  visa ampliar e qualificar a educação na cidade, além de estar conectado com o Plano Estratégico da capital pernambucana.

“Nosso objetivo é fazer um debate mais enriquecedor com a participação de todos os atores que fazem a educação ambiental do Recife. É apresentar nosso plano estratégico  para que todos conheçam e consigam colocar em prática a nossa metodologia. Vamos coletar informações, debater  e refletir de maneira coletiva para a gente construir uma educação ambiental forte e participativa juntamente com toda a sociedade. Além disso, o nosso Plano Estratégico de Educação Ambiental casa com o Plano Estratégico da cidade até 2024, seguindo metas e resultados pactuados para serem alcançados nos próximos anos.

Amanda Suarez, representante do Coletivo Jovem do Recife, acredita que a educação ambiental é uma forte saída para mitigar os efeitos da mudança climática.

“Acredito que a educação ambiental é uma forte saída para qualquer crise que a gente vivencia hoje, entendendo que o ambiente está relacionado com as diversas  crises sociais e a crise climática e uma saída para que a gente consiga  mudar  e mitigar essa realidade é através da educação ambiental. Esse encontro é um espaço muito importante para o diálogo e permite que a gente converse com diferentes atores e setores que  precisam estar nessas implementações de estratégias ambientais  para que a gente possa  enfrentar cenários como o que a gente enfrentou no primeiro semestre deste ano.