Prefeitura promove Workshop da Arborização Urbana do Recife

Evento gratuito acontece nos dias 13 e 14, e é voltado para servidores públicos, profissionais e estudantes

Com o tema “Desafios e Soluções para a gestão”, a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), promove nos dias 13 e 14 de julho, o Workshop da Arborização Urbana do Recife. O encontro terá palestras e mesa redonda, começando às 9h, no Museu da Cidade do Recife - Forte das Cinco Pontas. O evento é gratuito e voltado para servidores públicos, profissionais e estudantes da área e instituições. As inscrições gratuitas podem ser feitas no site da SMAS ( http://meioambiente.recife.pe.gov.br/

O primeiro dia do evento abordará os temas: “A Silvicultura Urbana e sua importância para as cidades”, com  Everaldo Marques, professor Adjunto da UFRPE e Doutor em Engenharia Florestal; “Desafios e Soluções para Arborização no Recife”, ministrado por João Paulo Ferreira, engenheiro florestal e Dr. Em Ciências Florestais; “A Arborização Urbana no Brasil: cenários e perspectivas”, apresentado  pelo engenheiro agrônomo Marcelo Leão, Post Doctor, pesquisador no Laboratório de Silvicultura Urbana e Diretor da Propark Ltda. À tarde a programação continua com as palestras “Soluções Tecnológicas para Gestão da Arborização” e a Nova Lei Nº 18.938/2022 da Arborização Urbana do Recife, que será exposta por Marcos Francisco Araújo, gerente de Mudanças Climáticas e Geoprocessamento da SMAS.

No segundo dia do Workshop acontecerá, pela manhã, a apresentação de técnicas para elaboração de plano de manejo de espécies exóticas invasoras. Já no período da tarde, o tema selecionado é “Avaliação de risco relacionado a vegetação de porte arbóreo”, onde serão discutidos aspectos legais e jurídicos relacionados à avaliação de indivíduos arbóreos; Características botânicas das árvores urbanas: identificação, morfologia, fenologia, fisiologia, fitopatologia, biomecânica da madeira, entre outras consideradas importantes para a realização de avaliações; dentre outras questões.

Atualmente, a cidade conta com um total de 259.509 mil árvores espalhadas pelas áreas e logradouros urbanos públicos. Destas, mais de 57 mil foram plantadas nos últimos nove anos em um esforço para trazer mais qualidade de vida para a população, uma ampliação significativa de mais de 20% de verde na cidade. Além delas, o Recife possui ainda uma vasta cobertura vegetal formada principalmente pelas Unidades de Conservação da Natureza (UCNs), que ocupam aproximadamente 38% do território. As vantagens da arborização são múltiplas e variadas: além de contribuir para o equilíbrio do meio ambiente, aumenta a permeabilização do solo e proporciona melhorias na qualidade de vida dos munícipes. A última ação de plantio foi realizada com um novo método que contou com 50 árvores adultas produzidas com uma tecnologia chamada de RootMaker. A técnica estimula o crescimento e a concentração das raízes, deixando as plantas mais eficientes na absorção de água e nutrientes. Além disso, outra nova tecnologia também foi usada nas ações de plantio: o hidrogel.  A iniciativa, atua como  polímero hidroretentor,  gasta menos água, além de contribuir para reter os nutrientes por mais tempo, diminuindo os custos com mão-de-obra e irrigação do plantio.

Workshop da Arborização Urbana do Recife

Quando: 13 e 14 de julho