Recife ganha selo internacional da ONU de "Cidade Árvore do Mundo"

Município foi destacado na edição de 2022 do programa Tree Cities of the World (Cidades Árvores do Mundo). No total, 168 cidades de 21 países foram reconhecidas ao lado de Recife  e outras 50 cidades se juntaram à rede pela primeira vez

Recife recebeu o  seu primeiro certificado de Cidade Árvore do Mundo (Tree Cities of the World) 2022. O título é fornecido pela Fundação do Dia da Árvore (Arbor Day Foundation) e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU), organizadores do programa. O certificado coloca a capital pernambucana entre as cidades de destaque mundial pelo plantio e cuidado com as árvores. É um reconhecimento não apenas pela quantidade de árvores, mas também pelo compromisso do Recife com o manejo urbano eficaz, que está ajudando a garantir um futuro melhor para os seus moradores.  No total, 168 cidades de 21 países foram reconhecidas e outras 50 cidades se juntaram à rede pela primeira vez.

Para receber o selo, Recife  teve que provar o seu engajamento com as  árvores e a silvicultura e  atender a uma série de requisitos relacionados à gestão da arborização urbana, informando se possui instrumentos legais, planos e diretrizes para proteção e manejo das árvores, do sistema de parques e áreas verdes, vegetação nativa remanescente e áreas de preservação.

Banhada por rios e canais, Recife, a Veneza Brasileira possui uma importante e expressiva cobertura vegetal. Segundo dados do Plano de Ordenamento Territorial (2018), a cidade possui 91,9 km² de área verde, o que representa 42,1% do seu território, conferindo um índice de 60,11 m² de área verde por habitante, índice cinco vezes maior do que a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), que preconiza um mínimo de 12m² de área verde por habitante.

Atualmente, a cidade conta com uma média móvel de 259.565 árvores, sendo 159.304 indivíduos localizados em logradouros públicos e 100.261 indivíduos dentro dos lotes. Além delas, o Recife possui ainda uma vasta cobertura vegetal formada principalmente pelas Unidades de Conservação da Natureza (UCNs), que ocupam aproximadamente 38% do território. As vantagens da arborização são múltiplas e variadas: além de contribuir para o equilíbrio do meio ambiente, aumenta a permeabilização do solo e proporciona melhorias na qualidade de vida dos munícipes.

Quem quiser solicitar à Prefeitura plantio na área da capital pode fazê-lo através do fone 156, da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (EMLURB).  Os plantios acontecem através das equipes da sementeira mantida pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb). Em 2021, apenas a Emlurb plantou 1.516 árvores na capital pernambucana em 30 bairros de toda a cidade.

Desde 2022, o  plantio na capital pernambucana atende ao novo padrão de arborização, que apresenta diâmetro à Altura do Peito (DAP) de pelo menos 5 cm. Isso garante que sejam árvores bem robustas e que tenham capacidade de enfrentar as condições adversas do ambiente urbano. Ao todo, já foram plantadas cerca de 300 árvores seguindo esses critérios e mais mil árvores estão sendo preparadas para serem plantadas nas principais avenidas da cidade.

Lançado em 2019, o programa Cidades de Árvores do Mundo é uma parceria da FAO e da Fundação Arbor Day para conectar cidades ao redor do mundo em uma rede dedicada a adotar as abordagens mais bem-sucedidas para o manejo de árvores e florestas urbanas.As cidades eleitas farão parte de uma rede que continua a crescer, proporcionando uma oportunidade de aprendizado, enquanto buscam a excelência em silvicultura urbana.

Para o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Oscar Barreto, o selo confirma a prioridade da gestão para ações com foco na sustentabilidade e que contribuam para a mitigação e adaptação à mudança do clima. “As florestas e árvores urbanas são essenciais no desenvolvimento urbano sustentável, mas, acima de tudo, ajudam no bem-estar da população e a transformar a nossa localidade em um lugar mais verde e que contribua para a desaceleração das mudanças climáticas. Fico muito feliz por termos conquistado mais esse selo e saber que estamos no caminho certo”, comentou Oscar Barreto.